Logan Morre No Final – E Sepulta Os X-Men Do Cinema Junto Com Ele

MORTE DO LOGAN
O glorioso momento da morte de Logan:empalado por um pedaço de árvore

Logan é um filme que funde (ou plagia) elementos de várias outras obras, entre elas Mad Max, The Last of Us, Terminator Genesys e Mogli, o Menino Lobo. O filme tem de tudo, menos o principal: a mitologia do herói, tampouco a história que seria a base do roteiro: a HQ Old Man Logan, de Mark Millar e Steve McNiven.

A produção não é uma homenagem à toda a mitologia do personagem Wolverine construída no cinema e muito menos nos quadrinhos. Imaginei que haveria um passeio pela sua história, ressaltando as qualidades e pontos fortes da carreira do personagem no cinema sob a tutela de Hugh Jackman. Mas, o filme é tomado de pessimismo, apresentando um Logan decadente. O mesmo foi feito com o Professor Xavier, personagem que foi completamente destruído na adaptação.

Na verdade, esse filme marca não apenas a despedida de Hugh Jackman como o personagem, mas o fim do próprio personagem Wolverine no cinema e não consagra Logan como o grande herói que ele já foi um dia. Pelo contrário, em dado momento retira toda a glória e nobreza de seu caráter, quando o protagonista abandona a própria sorte, uma criança sozinha no mundo, algo que os fãs do herói e que acompanharam a sua relação nos quadrinhos com Kitty Pryde, Jubileu, etc. sabem que isso é algo que o herói jamais  faria.

X-23 nao fora criada na selva entre animais, mas é mais selvagem que o próprio Mogli, o menino Lobo, algo inexplicável devido a seu confinamento coletivo. Apesar disso, aprendeu a dirigir mesmo não sabendo fazer uso de um talher durante uma refeição. Se você não engoliu o cego Gavião Arqueiro pilotando o Buggy-Aranha em Old Man Logan, tampouco aceitará essa.

A despedida em nada é gloriosa para o ator, tampouco para o personagem e menos ainda para Xavier, que ao longo do roteiro é relegado e descartado como um peso morto, sem levar em conta a extrema importância deste personagem para o universo mutante, como o responsável pela gênese da equipe.

Personagens que alegraram a infância e adolescência de muita gente ao redor do planeta mereciam um tratamento mais digno.

Na verdade isso nao foi uma despedida, mas um sepultamento.

Adeus, velho Logan.

Ansioso pelo surgimento de um novo (e melhor) Wolverine no cinema.

 

 

35 comentários

  1. Vamos ser francos o filme e naturalista ao extremo também, aliás a própria condução da hq Old Man Logan é assim ao que parece. É um retrato da cultura atual de deixar os heróis mais fracos para humanizar afim de que o espectador se identifique.

    Os valores dos anos 80 e 90 tem que voltar urgentemente.

    Curtido por 1 pessoa

    1. “herói como o Wolverine, não pode morrer”.. essa frase por si remete o que todo mundo gosta em filmes (medíocres) como Batman vs Superman..
      Assista ao filme e tire suas próprias conclusões sem depender de críticas totalmente cegas de quem nem sequer captou a mensagem que o filme passa.. o que muita gente tá acostumada é ver o cara matando todo mundo porque ele é foda (e ele é) só que a retratação do Wolverine no filme é a obscuridade que cerca a vida do personagem.. por isso o título “Logan” .. cara.. já passou a época de achar que filme de super herói, é o bonzinho batendo no vilão..
      Logan é um filme que tem cenas de ação óbvio.. mas é um filme profundo e denso dentro da vida, da loucura, da solidão e dos sentimentos do Logan… Ver alguem falar que não vai assistir o filme devido a morte “medíocre” do personagem .. só mostra a realidade de muito “fanboy” de super herói..
      Logan é o melhor filme de heróis que eu já assisti.. atuação.. história.. cenas de ação.. tudo é perfeito.. encerrando com uma das mortes mais bem colocadas para o personagem ( já que o mesmo se encontra doente .. com seu fator se cura praticamente anulado devido ao envenenamento do adamantium).. o que me deixa triste com muito comentário que eu leio por aqui.. ninguém para pra prestar atenção no LOGAN .. porque todos querem o Wolverine..

      Curtir

  2. Um cara q carrega 1 bala de adamantino pra 1 dia poder ter o direito de morrer….acaba morrendo espetado em uma árvore????? É isto mesmo ???? E o mais poderoso mutante lider dos x-men Xavier tem uma morte co-adjuvante ???? Na morte do Wolverine…um enterrado numa beira de estrada e o outro na outra beira??? Brincadeira este filme….

    Curtir

  3. Até poderia dizer um melhor Wolverine com um roteiro melhor, mas alguém como o Hugh Jackman não vai existir… Tenho 16 anos e o primeiro herói que eu gostei foi o Wolverine e só o conheci nos filmes também. Quando penso no Wolverine só vem a cabeça este ator… É uma pena que ele não esteja mais tão novo 😦

    Curtir

  4. Pra que um herói se fode de tanto lutar pra morrer assim, isso faz pensar pra que lutar então. Os cdf que adaptaram o filme por acaso nunca viram os quadrinhos. Essa história de Humanizar o Herói? Boiolice isso sim.

    Curtir

  5. Vamos ser franco esse filme não e oque eu realmente esperava como criaram um super herói imortal e agora morre sempre fui fã de Logan era o principal herói dos XMam.

    Curtir

  6. Não gostei do filme. Uma falta de criatividade muito grande. O grande Volverine de repente se tornou um cara fraco. Antes era imortal e agora morre. Filme mais idiota.

    Curtir

  7. Não gostei do filme. Uma falta de criatividade muito grande. O grande Wolverine de repente se tornou um cara fraco. Antes era imortal e agora morre. Filme mais idiota.

    Curtir

    1. Em nenhum lugar diz que ele é imortal,o nome do filme Wolverine:Imortal é o maior fake,só que o fator de cura dele está mais fraco,o problema é que nem explicou porque,idade não diz nada para o wolverine…

      Curtir

  8. Gente odiei o filme. Nunca imaginei que Xavier e Wolverine teriam um final tão decadente. Idade era pra ser o de menos para Wolverine já que ele era para ser imortal, ou sei la, ao menos deveriam ter tido uma morte mais digna. Esse final deplorável me perturbou!!!

    Curtir

  9. Eu chorei no final mas eu não quero que acabe não pode e eu acho que eles vão pegar aquela crianças que ajudaram ele e a Laura e fazer eles os novos X-men
    E o final do wolwerine e do xavier foi assim simples pq gente eles foram esquecidos como heróis e morreram assim pq não tem necessidade . E todods que fazem parte dos X-men morreram só sobraram ele 2 tendeu e a laura vai ser a wolwerine

    Curtir

  10. E o final do xavier do logan foi assim pq os 2 são simples foram esquecidos e os X-men morreram e eles estavam em luta eles. Xavier velho pobre sem mais motivos pra viver(ele só queria a proteção da laura)Wolwerine velho morrendo (laura fala no filme que ele está morrendo)sem força para viver coitado eu sei que ele morreu sofrido mais tava na cara e ele morreu vitorioso ok

    Curtir

  11. E o final do xavier do logan foi assim pq os 2 são simples foram esquecidos e os X-men morreram e eles estavam em luta eles. Xavier velho pobre sem mais motivos pra viver(ele só queria a proteção da laura)Wolwerine velho morrendo (laura fala no filme que ele está morrendo)sem força para viver coitado eu sei que ele morreu sofrido mais tava na cara e ele morreu vitorioso ok

    Curtir

  12. Qualquer coisa eles (os produtores) voltam no tempo e refazem uma ação que resulta em todo mundo bem e lutando novamente. Cinema é assim.

    Curtir

    1. O filme é uma adaptação das misturas das histórias em quadrinhos, misturadas com alguns dos filmes anteriores, somadas a vontade do diretor de fazer um drama ficcional, ao invés de um filme no teor super fantástico de ação e diversão. No qual se caracterizam geralmente os filmes baseados em super heróis dos quadrinhos.
      Nessas misturas, para quem não sabe, mesmo não sendo linear e até mesmo bagunçando com a cronologia dos quadrinhos, há um momento, nos quadrinhos, em que Magneto, rasga, literalmente a carne do Wolverine, retirando todo seu adamantium. Bem, o professor X, que tem um poder absurdo não suporta tal feito e entra na mente de Magneto e apaga o velho. Nesse momento, os poderes se fundem e a maldade de Magneto, faz com que o prof. X, se torne o Massacre, que dizima todo o universo Marvel, incluindo Capitão América, Hulk, Quarteto Fantástico, Thor, X-men enfim… foi um Massacre. Bem depois a Marvel, retoma com o renascimento dos Heróis novamente, porém o Wolverine, passa muito tempo nas séries dos quadrinhos sem o adamantium. O poder de cura do Logan é muito poderoso e é isso que lhe mantem vivo. Quando o Magneto retira o adamantium, o poder de cura, para se regenerar fica em força total, e depois fica muito fraco, como se o poder de cura estivesse se curando. Sabe-se nos quadrinhos que o adamantium é um veneno no corpo do Logan, e que o fator de cura dele, tem que a todo tempo ficar curando o corpo do adamantium. Os mutantes envelhecem e seus fatores X mutantes, ou ficam fracos ou descontrolados. Nos quadrinhos nos períodos que o Wolverine fica sem adamantium e seu poder de cura está restabelecido, Logan ressurge muito mais poderoso, pois seu corpo não tem que ficar se curando do adamantium. Nesse momento ele é quase imortal. Dizer que o Logan é imortal, é não conhecer os quadrinhos.
      Chegado nessa adaptação do cinema, que é a mistura dessas histórias, temos um Logan velho, que carrega seu adamantium, que é venenosso a seu corpo, e seu poder de cura já não é forte o suficiente, para cura-lo das feridas e do adamantium. O fator x de cura apenas o mantem vivo contra o adamantium. O Xavier, velho, descontrolado dizimou muitas pessoas e mutantes, restando apenas ele e o Logan, único que consegue suportar os distúrbios psíquicos do prof X.
      Bem aos fan boys, não se preocupem, “adaptações” cinematográficas, o nome já diz. Haverão outros Logans, Wolverines, e até outros X-men, pois há muito do universo que vocês, que não conhecem os quadrinhos, sonham existir.
      O filme é uma ótima adaptação, para mim, pois cinematograficamente, sai dos esteriótipos de qualquer adaptação de quadrinho que já existiu e por diversas questões artísticas que entram em questão, só entenderá quem tem um outro olhar para a produção!

      Parem de chorar isso só é um filme, haverão outros!

      Curtir

      1. Entendo seu ponto.Mas ele ao menos poderia derrotaro x-24 antes de morrer. Ele foi inspirado num clone dele das hqs,o Albert e lá,o Wolverine consegue confrontar ele. E porra,convenhamos,isso é pura invenção,pois existem várias hqs q mostram q por mais q o adamantium seja nocivo,o corpo do Carcaju suporta sim. Tem várias hqs dele em futuros distantes(Old Man Logan,Wolverine The End q se passa em aproximadamente 2100,ele tem um físico robusto,mas seu cabelo está todo grisalho e ainda com ferocidade cai pra porrada,mesmo ontra seu irmão lá,o Howlett) e adivinha??Ele tem adamantium e n tem essa viadagem q o baguiu tá envenenado ele e ele ficou ”humanizado” cof,cof,fraco,cof…Parem com iddo.Foi um filme ecelente,mas o Wolvie é fodão,praticamente imortal sim,pelo menos virtualmente,pois em uma hq(the best there is,eu acho) é dito q seu fator de cura é evolutivo e só corre risco de enfraquecimento se ele ficar estagnado. Logan só morre se for desintegrado,causas naturais e idade já são outros quinhentos.

        Quem vos fala é próprio,o cara em quem se inspiraram ao criar o nosso querido James Logan Howlett.

        Curtir

  13. A imagem do espetacular personagem dos filmes e quadrinhos de tantas decadas ” Volverine” foi assacinado pelos produtores do filme “Logan” num humilhante final que não condiz nada com a trajetoria que o personagem merecia.

    Curtir

  14. Mas relaxem ,galera…Ele volta.(Só n vai ser o Jackman no papel,mas ele volta…)
    Nas hqs ele já passou por coisas piores e sempre voltou.

    E já foi dito q o Wolverine n acaba ali e sim a tragetória de Hugh no papel.
    Nas hqs é porq a Marvel tá uma porra,mas já foi dito q ele voltará em 08 e enquanto isso ainda temos a versão do Velho Logan. (Marvel sempre pensando na grana…..safados…)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s