O Batman “meta-humano” e o analfabetismo funcional dos fanboys (e da imprensa nerdística)

Analfabeto funcional é todo aquele que sabe ler, mas não sabe interpretar o significado do que leu. Vamos à polêmica que rolou no fim da última semana : DC TERIA ASSUMIDO QUE BATMAN É META HUMANO??? Basicamente os analfabetos funcionais não conseguiram entender que DENTRO do universo DC o governo e a população não sabem o que nós, leitores oniscientes,sabemos,ou seja, que o Batman é humano. Para eles, o Batman provavelmente é visto como um meta! Não tem como eles saberem que não é. Sem falar que o governo obviamente generaliza e joga todos na mesma categoria. Meta humano : o sentido de meta-humano mudou depois de Flashpoint. Antes era qualquer indivíduo que tivesse o metagene, que disparava em situações extremas e dava superpoderes ao indivíduo . Depois passou a significar qualquer um com superpoderes, até aliens e magos.

 

É o caso de “stricto sensu” e “lato sensu”. No sentido ESTRITO é exatamente o indivíduo portador de metagene ativado. No sentido AMPLO acaba abarcando qualquer um que seja diferente ou mais que humano, inclusive heróis com habilidades especiais como o Batman. Mas o povo parece ter dificuldade em entender que às vezes o termo é usado de forma ampla. Se for usar o termo estrito Superman é alien, Batman e Hal Jordan são humanos , Diana é uma Deusa, Zatana é uma feiticeira e nenhum deles se enquadraria na acepção do termo já que não são portadores de metagene.

 

Nós também fazemos isso. Pergunte a dez pessoas qual seu SUPER herói predileto e alguém certamente dirá que é o BATMAN! Batman não tem poderes, mas o consideramos um super herói (ou meta humano como diz a DC ). Entende agora que foi um auê gerado por sites sensacionalistas caçando likes e pessoas analfabetas funcionais que não souberam interpretar o texto e o contexto? Essas pessoas não sabem identificar sutilezas e minúcias que enriquecem o texto e estimula as pessoas a pensarem (ou que pelo menos tenta 😂) Nos adolescentes então a coisa está num nível Hard. Interpretam LITERALMENTE tudo que leem. Quem ousar discordar será alvo de zombarias, xingamentos e gargalhadas de deboche. 😕 Tipo “foi a DC que não revisou o texto” diz o analfabeto funcional. É mais fácil dizer que o escritor errou e que a editora não revisou o texto que entender que o escritor pensou que essas mesmas pessoas tinham algo mais que dois neurônios no cérebro. Mas pelo jeito não têm. E o pior é que muitos UNIVERSITARIOS fazem parte dessa turma.

Ps: Para esses analogias , metáforas, hipérboles, eufemismos, parábolas e contexto são elementos herméticos demais e por isso simplesmente ignoram e fazem sempre a interpretação literal e descontextualizada, que geralmente é errada. E ai de quem discordar. 😐

 

Ps2: No filme do Tim Burton as pessoas descreviam o Batman como sendo um morcego gigante. Nas HQs vários bandidos dizem que ele possui dentes grandes e garras, mas isso não quer dizer que “a DC oficializou” que ele possui dentes grandes e garras. É assustador como as pessoas levam tudo ao pé da letra. E ficam bravas quando tentamos explicar que foi força de expressão ou algo assim. Figura de linguagem pra eles é algo desconhecido 😂

Marcio Murano

3 comentários Adicione o seu

  1. Horácio Sobrinho disse:

    Excelente texto! Realmente essa geração mimimi que só dá opinião nos heróis (mas não compra nada nas bancas) enche o saco. Eu nem discuto com eles nas redes sociais. Eles ficam com o pseudo-conhecimento que acham que tem, e eu fico com o pouco que conheço e li de quadrinhos desde a época da saudosa Editora Ebal. Um grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo texto bem explicado e desenvolvido.

    Curtir

    1. Imperador disse:

      Valeu pela força, horácio. Se puder, ajuda a gente divulgando esse texto nas suas redes sociais, compartilhando nos grupos… nossa maior base de divulgação atualmente é o Facebook e eles vem nos prejudicando bastante e restringindo a divulgaçao do nosso conteudo
      abs

      Curtir

  2. Quando li a meteria estranhei a ausência de especificação do ”suposto poder que ele teria”. Apenas disseram que a exposição ao metal Nth pode ter gerado alguma mutação no Batman.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s