O empoderamento feminino e a decadência de Star Wars

Pra começar, Rey é uma personagem extremamente forçada. Uma Mary Sue.

Antes, Luke Skywalker era o arquétipo do herói clássico, corajoso e determinado, agora é amargo e pessimista e acha que os Jedis deveriam sumir. Rey, por algum motivo, tem muito potencial, e isso nunca é explicado, ela apenas é fodona e pronto. Yoda chega a dizer que Rey não tem nada a aprender pois ela já sabe tudo que precisa.

Luke é o “patriarcado”. Rey, uma mulher, é a nova geração, a juventude lacradora e empoderada. E daí que se precisa estudar uma vida toda pra se tornar um Jedi? A moça já sabe de tudo por ser uma mulher pobre oprimida e isso já basta. A protagonista da nova geração possui inúmeras qualidades e é super altruísta. Sabe até nadar que nem uma sereia embora tenha crescido em um deserto.

A primeira luta de Luke, no Episódio IV acaba com ele sendo derrotado, salvo por Obi-Wan. A primeira luta de Rey acaba com ela vencendo sozinha o vilão mais poderoso do Império. Luke não sabia usar um sabre de luz, perdia até pra um droid. Rey derrotou um perigoso oponente bem mais experiente que tinha treinado durante anos com Luke e tinha recebido treino complementar de Snoke.
Rey aprendeu a controlar mentes bem mais rápido e facilmente que Luke. A mesma coisa com levantar objetos. Rey sabe pilotar e consertar melhor a Millennium Falcon do que Han Solo. Na nova trilogia, todos os heróis são mulheres ou minorias 9pretos e latinos). Os brancos, claro, como não poderia deixar de ser nos dias atuais, são os vilões a serem combatidos e execrados. Coisas do pós modernismo infestando a cultura pop e ajudando a matar toda a graça dela…

Texto de Bento Santiago

1 comentário Adicione o seu

  1. Apo disse:

    Antes, Luke Skywalker era o arquétipo do herói clássico, corajoso e determinado, agora é amargo e pessimista e acha que os Jedis deveriam sumir.

    Já por isso que acho que não vale a pena acompanhar a saga atual de SW.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s